O Parque Terra Nostra é especialmente procurado pela sua piscina de água termal, com água de cor férrea mantida a 37 ºC durante todo o ano. Além do tanque principal, estão dispersos pelo parque dois jacúzis de menor dimensão. «Tomar banho aqui em dias chuvosos é até mais agradável», garante Carina Costa, técnica responsável pelo jardim do parque. A água é «riquíssima em diversos minerais» e, além do efeito relaxante, é procurada pelas propriedades terapêuticas, nomeadamente para tratamentos de pele, obesidade, artrites e outros problemas de ossos. «Algo de bom e positivo esta água há-de ter e convidamos todos a virem cá experimentá-la».
A paixão de Carina Costa é o jardim de estilo inglês, criado numa área de 12,5 hectares, que tem sido alvo de grandes remodelações nos últimos 20 a 30 anos. A agrónoma seguiu os passos e o gosto do pai, jardineiro-chefe do Parque Terra Nostra há 30 anos. Para além das árvores centenárias, trazidas de todo o mundo, foram criadas várias colecções botânicas: há uma de 90 cicadales, consideradas fósseis vivos da época dos dinossauros, «uma das maiores da Europa»; outra de 800 cameleiras, «única no país a nível privado»; ainda outra, com 200 fetos; e uma mais recente, de bromeliáceas, para além de um jardim de estação, e outro de plantas endémicas e nativas dos Açores. Estas colecções têm prestigiado o parque, que já recebeu vários prémios nacionais e internacionais.
O Parque Terra Nostra é visitado cada vez mais por grupos organizados que o procuram pelo interesse botânico. Quem vem pode contar com uma visita botânica, que segue um percurso específico com explicação sobre as várias plantas existentes e a história do jardim. O parque acolhe ainda actividades diversas, como jantares românticos, concertos musicais, sessões de meditação e eventos diversos.
Criado em 1780, o parque já passou pelas mãos de três famílias. O primeiro proprietário foi Thomas Hickling, vice-cônsul dos EUA para as ilhas de São Miguel e Santa Maria. Passou depois para uma família de açorianos, os Viscondes da Praia e o filho, Marquês da Praia e Monforte, e desde os anos 30 do século passado pertence à família Bensaude. Foram os actuais proprietários que construíram o Terra Nostra Garden Hotel e a piscina termal.
Para conhecer mais desta história, peça a #RevistaSaúda deste mês na sua farmácia.