Texto de Nico Buzu | Personal trainer @ptnicobuzu
Diversos estudos demonstram que a prática regular de atividade física contribui para a prevenção de doenças crónicas, melhora a saúde mental e aumenta a disposição geral. No entanto, durante os períodos de férias é comum que muitas pessoas abandonem as suas rotinas ativas em prol de um descanso absoluto. Embora o repouso seja essencial, as férias ativas propõem uma alternativa equilibrada: aliar o lazer ao movimento, transformando o tempo livre numa oportunidade para cuidar do corpo e da mente.
As férias ativas consistem numa escolha consciente de atividades que envolvam movimento, como caminhadas por trilhos naturais, passeios de bicicleta, prática de desportos aquáticos, aulas de dança, ioga ao ar livre, fitness ou simplesmente optar por escadas ao invés de elevadores.
Para os mais jovens, as férias ativas são essenciais para canalizar a energia de forma saudável, ajudando não só no desenvolvimento físico, mas também no fortalecimento das competências sociais.
No caso dos adultos, este tipo de férias serve como uma válvula de escape ao stresse acumulado. O exercício físico durante o descanso não só ajuda a manter o peso, como é também um excelente aliado para melhorar a saúde mental, combatendo a ansiedade e insónias.
Quanto às pessoas idosas, o foco deve ser em exercícios que promovam a mobilidade, o equilíbrio e a força muscular. São exemplo disso caminhadas suaves, hidroginástica e alongamentos.
Como personal trainer, defendo que este é o segredo para umas férias verdadeiramente revigorantes, que reforçam a saúde e preparam o corpo e a mente para os desafios do dia a dia.