À meia-noite de 31 de Dezembro prometemos mudar. Na manhã de 1 de Janeiro começamos a esquecer, voltarmos a pensar nisso caso surja um susto de saúde, ou com a chegada do tempo quente e as roupas mais leves. Este ano damos uma ajuda. Comece por escolher as cinco resoluções mais realistas e siga os passos:
• A mudança começa agora. Aplique o provérbio “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” para iniciar o ano mais saudável. Cada dia que passa é uma oportunidade para ter mais vitalidade, saúde e bem-estar pessoal.
• Peso. Atingir o seu objectivo na balança, para emagrecer ou aumentar de peso, deve ter acompanhamento especializado de nutricionista e/ou personal trainer. Se decidir começar sem apoio, opte por melhorar a alimentação através do consumo de mais vegetais e frutas, e também de hidratação. Coma alimentos “de verdade” e aplique a regra do desembalar menos e descascar mais.
• Eliminar maus hábitos. O primeiro passo é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco, alimentos processados ou demasiado calóricos. Não significa que não possa sair do plano de vez em quando, mas com a noção de controlo e em situações pontuais.
• Descanso. Este é um pilar fundamental muitas vezes negligenciado. Tem dificuldade em adormecer, sente que o sono não é reparador? Há técnicas simples para promover um sono recuperador: acabar com a indisciplina e o vício digital, controlar a ingestão de alimentos mais pesados antes de dormir. O ideal é procurar ajuda profissional para perceber como pode melhorar a qualidade do sono.
• Actividade física. Esta é a resolução que mais depressa deixamos cair, ou porque o ginásio é caro, ou porque não temos tempo, ou porque adiamos para amanhã… A prática de exercício físico é determinante não só para cumprir as resoluções anteriores, mas também para a consistência de um corpo bem nutrido de saúde. Procure inscrever-se naquela modalidade que sempre quis, em ginásio, numa escola de dança ou mesmo ao ar livre. Perceba o que o motiva mais: participar em actividades em grupo ou individualmente. Não deixe passar mais uma segunda-feira, mais um dia 1 ou mais um mês de Janeiro. Defina um objectivo realista e festeje as pequenas vitórias. Assim que sentir o bem-estar da prática de actividade física, o reflexo mais agradável no espelho encontra motivação para continuar.
Orgulhe-se de conseguir! Vamos lá?