Num abrir e fechar de olhos, chegámos ao final do 2.º período e às tão merecidas férias da Páscoa. Os estudantes já estão a mais de meio do percurso do ano letivo e, por isso mesmo, este deverá ser um tempo para descansar e recuperar energias junto da família e dos amigos.
Aproveite o tempo para oferecer vales de desconto para passarem tempo juntos, deixe dormir até mais tarde, promova saídas para piqueniques, jogos de futebol, idas ao skatepark, tardes de dança ou de jogos de tabuleiro. Faça com os seus filhos os pratos preferidos deles, passeios de bicicleta, tardes de cinema, construções de LEGO… tudo aquilo para que habitualmente não têm tempo.
Se, por um lado, é importante a diminuição da pressão, por outro temos de reconhecer que ainda falta um último esforço até à meta e que, por isso mesmo, podemos fazer um balanço em família. O que correu melhor? O que está a ser mais difícil? Quais são as disciplinas em que podem estar mais descontraídos e aquelas em que precisam de um último grande esforço?
Sugiro negociar algumas estratégias para ajudar os mais jovens a ter mais e melhores métodos de estudo:
- Criar um mapa mensal com as datas dos testes, dos trabalhos, festas de família, atividades extracurriculares... tudo o que for importante. O objetivo passa por perceber quais os dias em que, à partida, há algum acontecimento relevante;
- Preparar um horário semanal onde estejam visíveis todos os momentos do dia: aulas, treinos, explicações, terapias. Identifiquem os momentos livres de modo a aproveitar a melhor forma para fazer render o tempo;
- Em fase de descanso, é importante explicar-lhes a importância de se organizarem na véspera, fazendo a mochila para o dia seguinte, colocando na mesma todos os manuais e livros de atividades, cadernos e outros materiais que sejam necessários. O mapa mensal ajuda a perceber se, no dia seguinte, se devem preocupar em trabalhar uma disciplina específica;
- Fazer os TPC, se possível, no próprio dia em que são pedidos... este deverá ser o lema para os próximos tempos. Desta forma, consolidam a matéria dada em aula e evitam esquecimentos;
- Estudar sempre no mesmo local, de preferência arrumado, sem elementos de distração e com boa iluminação;
- Primeiro as tarefas, depois o tempo livre. Isto permite que tenham mais um objetivo: se cumprirem os seus deveres, terão mais tempo livre para brincar;
- No que diz respeito à matéria a trabalhar, podem ser utilizadas várias técnicas de estudo, como resumos, mnemónicas, mapas conceptuais, simulação de questões e exercícios.
Feito o balanço e relembradas as técnicas… estamos preparados para iniciar o terceiro capítulo desta jornada da melhor maneira.
Entretanto, boas férias!