E num instante chegam as rotinas: casa, trabalho, escola, atividades extracurriculares. Abaixo encontra sugestões para pais e filhos viverem o desafio com ânimo.
Com as atenções centradas nos miúdos e no novo ano escolar, é importante os pais reservarem tempo para si mesmos:
- Sono. Aproveite as duas últimas noites de férias para retomar os horários de sono anteriores.
- Organização da casa. Procure tirar um ou dois dias para (re)organizar a casa. Lembre-se: se tudo estiver no lugar, não vai passar a primeira semana de trabalho a pensar na roupa que tem para lavar, na ida ao supermercado ou nas malas de férias para desfazer. Crie um calendário onde possa colocar as tarefas a realizar.
- Planeamento. Dedique o primeiro dia após o regresso para pôr a agenda em dia e organizar o trabalho. Se possível, não agende reuniões para os primeiros dias.
- Autocuidado. O ritmo acelerado é uma certeza, pelo que cabe a cada um manter-se física e mentalmente saudável. Por isso, não salte refeições, pratique exercício físico e, sobretudo, não se isole no trabalho ou em casa. Aproveite e prolongue a sensação de férias, através de um passeio na praia ou no parque perto de casa.
A forma como os filhos encaram o regresso às aulas e às atividades resulta, muitas vezes, do modo como os pais vivem, com maior ou menor tranquilidade.
- Acordar. Procure definir uma hora para sair de casa e desperte-os uns minutos mais cedo. Assim, podem aproveitar para tomar o pequeno-almoço em família, para além de ganhar margem para imprevistos.
- Planeamento de tarefas. Crie tabelas com as tarefas que os seus filhos devem realizar: pôr a mesa, preparar os materiais para a escola. Estes elementos deverão ficar em local visível (num quadro de cortiça ou na porta do frigorífico). Habitue-se e habitue as crianças a preparar no dia anterior lanche, a mochila e a roupa. Esta é uma forma de evitar o stresse das manhãs.
- Material escolar. Compre o material escolar nos últimos dias de férias, mas antes disso procurem juntos em todas as gavetas, pois de certeza que ainda existem lápis e borrachas por utilizar. Forrem os livros em conjunto, e escrevam as etiquetas de identificação dos materiais escolares e de desporto.
- Vantagens. Saliente a alegria em rever amigos e professores ou de jogar à bola no recreio. Procure mostrar, através de exemplos, que aquilo que é ensinado na escola é importante, tanto para o dia a dia como para o futuro.
- Objetivos realistas. Estabeleçam em conjunto metas para o ano letivo, sem pressões ou angústias. Podem escolher uma atividade extracurricular, como o desporto, ou uma tarefa doméstica a realizar em casa (fazer a cama). Tente não sobrecarregar os horários dos mais novos. É importante o tempo para não fazer nada.
- Preparar o estudo. Defina um local adequado para estudar, longe de distrações. Podem decorar em conjunto. Incentive a chegar a casa e a fazer os TPC, para depois ter tempo para brincar.
- Refeições. Por mais difícil que seja conjugar os horários de todos, façam os possíveis para estar juntos durante as refeições, com a televisão desligada e sem telemóveis. A conversa sem distrações, para partilha do dia de cada um, aproxima as famílias.