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3 setembro 2021
Texto de Rita Antunes (psicóloga clínica e educacional) Texto de Rita Antunes (psicóloga clínica e educacional)

Um tempo chamado presente

​​​​​​​​​Voltar à escola em tempos de pandemia é um grande desafio. Vamos fazer deste um regresso mais feliz.​

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Com o adiamento do final do ano lectivo, muitos têm sido os pais, professores e educadores que se sentem a viver as férias mais curtas de sempre. «Parece que ainda agora as aulas acabaram e somos já impelidos a começar a tratar do novo ano lectivo… é material escolar por todo o lado… eu não quero acreditar que em menos de um mês recomeça tudo de novo...» são partilhas muito comuns nas últimas semanas. 

Claro que a ansiedade estará à espreita, haverá mil e uma perguntas, dúvidas e até o agudizar daqueles medos que pareciam já não existir. É que lidar com o novo e o desconhecido pode ter tanto de imprevisível quanto de assustador para todos. 

O papel dos adultos é transmitir segurança e tranquilidade. Pequenos detalhes vão fazer toda a diferença se esta for encarada como uma etapa em família. Seguem algumas ideias para mobilizar os mais cépticos:  

  • Criar uma lista de desejos para o novo ano escolar. Escolher os mais importantes (e realistas) de concretizar e festejar cada conquista ou desejo concretizado. 
  • Tornar as nossas expectativas, enquanto adultos, realistas face à etapa que se aproxima. Aceitar que as dores de barriga ou as lágrimas no momento da chegada à nova escola, ao novo contexto, fazem parte do processo de adaptação. E são um bom pontapé de saída para uma das maiores aventuras das suas vidas: o percurso escolar. 
  • Falar abertamente sobre sentimentos de incerteza e medo, nos primeiros dias. Afinal, a melhor forma de o vencer, é enfrentá-lo! 
  • Vamos reunir-nos? Definir um tempo no final da semana para reflectir sobre os dias que passaram. Partilhar entre todos o que mais e o que menos gostaram na escola ou no trabalho. Aos domingos podem reservar um tempo em família para fazer alguns exercícios de relaxamento e de respiração, para recarregar as energias boas para a nova semana. Inspirar e expirar a três tempos: lento, rápido, lento. Outro exercício muito relaxante é fazer bolinhas de sabão em conjunto ou dançar em diferentes ritmos ao som de uma música animada. Estas são duas actividades quase sempre com sucesso entre os mais novos. 
  • E brincar muito, inventar teatros sobre a escola (assumindo personagens ou criando teatrinhos de fantoches), rabiscar, pintar, e desenhar sobre a escola imaginada e a escola real, para poder compará-las. Deste modo pode ajudar a descobrir os melhores aspectos de cada uma, e uma forma lúdica para apaziguar eventuais angústias nos primeiros tempos. 
  • Conversar entre pais, professores e educadores. Promover a conversa leve com os filhos, entre irmãos, entre amigos, entre conhecidos. Falar sem tabus, ouvindo realmente o que as crianças querem dizer. Fazê-las acreditar que esta é uma viagem que vale a pena.  

E porque acreditar rima com confiar, é fundamental que o regresso se baseie na ideia-chave de que a escola é um espaço seguro, protector. A escola dá apoio às aprendizagens, ao desenvolvimento, à saúde (física e psicológica) e ao bem-estar de todos aqueles que partilham diariamente com cada criança um tempo chamado presente.
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