Apesar das inúmeras campanhas de sensibilização, a taxa de incidência de cancro da pele continua a aumentar no país.
O tom bronzeado só é sinónimo de saúde e bem-estar se respeitar quatro regras:
- Proteção solar adequada ao fotótipo da pele contra UVA/UVB;
- Beber muita água, garantindo a hidratação corporal;
- Não se expor ao sol nos horários de maior radiação solar, entre as 11h e as 17h, e alternar entre sol e sombra, sempre que possível;
- Aplicar um bom hidratante na pele, após a exposição solar.
Muitas vezes, a pele pode manifestar alergia, irritação e envelhecimento precoce. Por isso, é importante prepará-la antes das primeiras exposições anuais.
A pele tem células denominadas melanócitos, que produzem melanina, a substância responsável pela pigmentação, que confere proteção à radiação. É por isso que a pele escurece quando os níveis de melanina aumentam.
A ativação da melanina pode fazer-se pelo sol, mas também pelo recurso a suplementos alimentares, para além de uma dieta rica em alguns alimentos.
São muitos os micronutrientes envolvidos na estimulação e proteção à radiação solar. Os suplementos testados e com resultados visíveis mais conhecidos são:
- Betacaroteno, que se converte em vitamina A e tem propriedades antioxidantes;
- Vitaminas A, C e E, com propriedades antioxidantes, que promovem a regeneração e proteção da pele contra os UV, previnem o envelhecimento cutâneo e participam na formação de colagénio;
- Ómega-3, que favorece a absorção de alguns nutrientes, mantendo o bronzeado por mais tempo. Tem ainda propriedades anti-inflamatórias;
- Selénio, um poderoso antioxidante, protetor do tecido cutâneo.
Por tudo isto, é possível preparar a pele para a exposição ao sol. Tomar os suplementos duas semanas antes e durante a exposição promove a integridade da pele. Assumindo este cuidado, intensifica e prolonga o bronzeado, obtendo um tom dourado invejável.
Boas férias, com maravilhosos dias de sol!