Com a chegada do bom tempo e após o período de confinamento, a vontade de apanhar ar puro é enorme. Os meses de Inverno deixaram a pele seca e sensível, e há que prepará-la antes da exposição solar. Os protectores solares em creme e a roupa protegem a pele do calor e das radiações ultravioleta (UV) do Sol, mas existem suplementos que ajudam a minimizar efeitos nefastos. A suplementação oral é sempre uma mais-valia. Os suplementos indicados para este tema em particular, além de oferecerem defesa contra o cancro e o envelhecimento da pele (secura, falta de elasticidade, rugas), previnem as reacções cutâneas (alergias, herpes, eritema solar) e promovem um tom bronzeado saudável, com ou sem sol. Para esse efeito, estão disponíveis diversas formulações adequadas às diferentes situações:
- Betacaroteno ― É um antioxidante que protege as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. Promove a formação da melanina, o pigmento natural responsável por proteger a pele dos raios UV e bronzear a pele.
- Selénio ― É um micronutriente que actua no sistema imunitário, tem acção antioxidante e anti-inflamatória. Em associação com a vitamina E, confere a melhor protecção contra o eritema solar, vulgo reacções alérgicas ao sol.
- Vitamina C ― É uma vitamina com um poderoso efeito antioxidante e em associação com os anteriores potencia os seus efeitos. Contribui para a normal formação de colagénio da pele, conferindo-lhe elasticidade.
Para uma vida ao ar livre saudável e exposição solar em pleno, há que hidratar o organismo, bebendo água. Após a exposição solar, importa hidratar a pele do rosto e do corpo com um bom creme hidratante.