Através da Operação Luz Verde, mais de 8 mil doentes crónicos já receberam medicamentos sem terem de se deslocar ao hospital. Num mês, beneficiaram desta medida 8.306 pessoas com cancro, VIH/sida, esclerose múltipla ou outras patologias, em Portugal continental e nas ilhas.
Resultado do esforço concertado entre associações de doentes, farmácias, hospitais e distribuidores farmacêuticos, para evitar deslocações desnecessárias aos hospitais e diminuir o risco de infecção dos doentes mais frágeis, a Operação Luz Verde está a ser um sucesso: à data, são já 1.980 as farmácias a entregar medicamentos hospitalares aos seus utentes. Estão envolvidos na iniciativa 33 hospitais de todo o continente e das ilhas, e ainda 15 associações de doentes, permitindo assim assegurar o acesso dos mais frágeis à saúde, em condições de segurança.
A Operação Luz Verde pressupõe um processo dinâmico. Cada vez há mais associações envolvidas e é expectável que este número continue a crescer durante os próximos dias, aumentando assim o número de doentes a beneficiar da entrega de medicamentos hospitalares numa farmácia próxima ou em casa.