Da sua casa, em Chaves, até ao Hospital de São João, no Porto, e voltar, Cecília Santos gasta três horas só em viagem para buscar a medicação de que precisa a fim de minimizar as dores intensas nos ossos, provocadas pela espondilite anquilosante, uma doença que tem há mais de 20 anos. Este mês, a “doutora Teresa”, da Farmácia Barreiro, deu-lhe uma ajuda preciosa.
«Pedi para receber os medicamentos na sua farmácia e disse-me logo que sim. No hospital, também foram muito simpáticos e acessíveis. No dia marcado tinha os medicamentos em casa», lembra Cecília Santos, de 39 anos. «Foi tudo muito rápido e simples. Ligaram-me da farmácia a avisar que os medicamentos tinham chegado e o meu marido foi buscá-los», conclui.
«É uma boa medida. Aqui, a maioria dos doentes crónicos tem de ir ao Hospital do Porto. A possibilidade de receberem os seus medicamentos nas farmácias mais perto ou mesmo nas suas casas evita as deslocações, o que, hoje em dia, com a pandemia, é fundamental. As pessoas têm receio de ir ao hospital e os doentes crónicos ainda mais. E com razão», explica Teresa Barreiro, directora-técnica da Farmácia Barreiro, que até ao início desta semana já tinha mais três pedidos para receber medicamentos hospitalares na sua farmácia.

Por isso, Teresa Barreiro não tem dúvidas quanto às vantagens de prolongar a medida depois da pandemia de COVID-19. «As farmácias comunitárias têm um horário alargado, estão perto das pessoas e não limitam o utente a uma hora específica de entrega», diz e conclui: «É tudo mais facilitado».
Menos simples foram as mudanças que teve de levar a cabo por causa do novo coronavírus. «Como a farmácia é grande e temos três balcões, conseguimos atender duas pessoas ao mesmo tempo, cada uma num extremo da farmácia, garantindo as distâncias de segurança», conta a farmacêutica, sempre a braços com desinfecções constantes, os turnos da equipa e os pedidos recorrentes por álcool gel, máscaras e luvas.
Já o dia-a-dia de Cecília Santos, preenchido com a filha de três anos, ganhou uma nova tranquilidade, com a certeza de ter, na Farmácia Barreiro, um apoio fundamental para nunca perder um só dia da sua medicação.