A gestão do tempo durante as férias levanta algumas preocupações a famílias com filhos. Para facilitar a vida de todos, em especial dos mais novos, importa pensar em certos aspectos:
- Rotinas. São muito importantes para as crianças, particularmente nos primeiros anos de vida, porque lhes dão segurança e previsibilidade em relação ao que vai acontecer durante o dia. Podem também ser uma fonte de stress e, por isso, o melhor é tentar gerir com bom senso. O principal conselho é mesmo distinguir quais são as rotinas mais importantes para si e para os seus filhos e, dentro do possível, manter algumas delas. Tudo o que for menos importante deixe para segundo plano, de forma a não interferir demasiado, e aproveite estes dias mais leves.
- Alimentação. É uma necessidade básica de todos os seres humanos. Nas férias pode ser mais permissivo em relação a alguns ali- mentos, bem como aos horários, mas é fundamental que as crianças percebam que é mesmo uma excepção à regra da alimentação habitual.
- Sono. Dormir é igualmente uma necessidade básica que, durante as férias, pode ser flexibilizada, por exemplo, quanto à hora de deitar. No entanto, é fundamental que os pais mantenham o descanso dos filhos como uma prioridade no seu dia-a-dia, pois só assim vão estar verdadeiramente disponíveis para usufruir desses momentos.
- Brincar. Na minha opinião, esta deve ser sempre a grande prioridade de todas as famílias, mais ainda durante as férias. É imprescindível que as crianças tenham tempo de qualidade para brincar com outras crianças ou com os pais. É a melhor forma de fortalecer laços, desligar do quotidiano e aproveitar o tempo livre sem agenda. Mais do que uma necessidade básica de todas as crianças, brincar deve ser, verdadeiramente, uma necessidade básica de todas as famílias.