«A pandemia não nos ensinou todas as lições», assegura Marta Temido.
Marta Temido é a primeira convidada do “Fora da Cápsula", podcast que celebra os
50 anos da Associação Nacional das Farmácias (ANF). A ex-ministra da Saúde defende a necessidade de ouvir mais a população e as respetivas expectativas em relação às farmácias e ao seu papel no acesso à saúde.
«É muito importante dar voz a essas pessoas e seguir aquilo que são as suas expectativas e ganharíamos todos. É evidente que esta carteira de serviços tem de ser paga pelo Estado. A mais-valia que isso pode ter em termos de aliviar outros níveis de cuidados, que são mais caros, e que estão sobrelotados, vai compensar claramente», diz.
Desta forma, Marta Temido realça a relação de proximidade e confiança da população com as farmácias. No mês em que a COVID-19 chegou a Portugal, há cinco anos, a agora deputada ao Parlamento Europeu lembra a intervenção das farmácias durante a pandemia, que permitiu «dar resposta a uma série de bloqueios que tradicionalmente existiam».
Para tal, foi essencial a «maior autonomia do farmacêutico para a realização de atos que são essenciais para a prestação de cuidados em proximidade», aponta. A convidada afirma que estes cuidados foram e podem ser fornecidos «com mais eficiência e menores custos se forem prestados pelos farmacêuticos».
Numa altura em que quase tudo fechou, as farmácias continuaram prontas para receber os utentes e «manter o seu papel tradicional». «Numa primeira fase, a preocupação era garantir a continuidade das terapêuticas e as farmácias nunca fecharam as suas portas», lembra a presidente da ANF, Ema Paulino, sublinhando a posição «privilegiada» das farmácias no contacto com os utentes.
“Fora da Cápsula" assinala o 50.º aniversário da ANF, em parceria com o Expresso. Mensalmente, à presidente da ANF, Ema Paulino, e ao moderador Renato Duarte juntam-se convidados distintos para falar sobre a saúde em Portugal, o papel da farmácia e o seu futuro. É ainda desvendada uma curiosidade sobre as farmácias em todos os episódios do podcast.
Assista
aqui ao primeiro episódio.