«A relevância da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a sua força resultam da capacidade que as farmácias tiveram de reconhecer que juntas eram mais fortes», reconhece a presidente da Associação, Ema Paulino.
De Norte a Sul, do litoral ao interior, dos centros urbanos aos meios rurais, a websérie pretende dar a conhecer histórias que surpreendem pela singularidade e pelo impacto das farmácias comunitárias junto das pessoas.
O primeiro episódio, que já está disponível, conta a história da Farmácia Banha, em Moscavide, Lisboa, que é narrada pela própria diretora técnica Maria Fernanda Banha, neta do fundador da farmácia.
Para Maria Fernanda Banha, a «organização» foi o elemento mais «importante» na história desta farmácia. «Visitei milhares de farmácias no mundo inteiro. Depois de ver farmácias em sítios já muito organizados, acho que estamos bem. Estamos no bom caminho», assegura.
A websérie, que vai ter oito episódios, retrata o papel das farmácias comunitárias na sociedade, assente na relação de proximidade e de confiança que consegue estabelecer com as pessoas.
«Tenho a certeza de que vamos continuar a ser visionários e que vamos continuar a acompanhar o desenvolvimento do futuro, quer tecnológico, quer na saúde, quer no medicamento, como sempre o fizemos desde 1975», afirma a presidente da comissão organizadora das comemorações dos 50 anos da ANF, Maria da Luz Sequeira.