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2 janeiro 2025
Texto de Carla Oliveira | Professora de educação especial, Clínica MIM Texto de Carla Oliveira | Professora de educação especial, Clínica MIM

«Ainda não sabe ler»

​​​​​O ritmo de aprendizagem varia de criança para criança, sem que isso represente um problema.

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Muitos pais, ao verem os filhos a terminar o primeiro ano sem conseguirem ler fluentemente, ficam preocupados. «Ainda não sabe ler! Será normal? O que devo fazer?» são as questões colocadas. É importante compreender que o ritmo de aprendizagem pode variar consideravelmente de criança para criança. A ciência, através de diversos estudos, indica o caminho a percorrer e o tempo limite para essas aquisições.


Um processo com o seu próprio ritmo 

A aprendizagem da leitura é complexa. Frequentemente, os pais criam expetativas quanto ao percurso que deve ser seguido. O desenvolvimento da leitura segue etapas que precisam de ser respeitadas e cada criança pode levar mais ou menos tempo para alcançar essas competências. Durante o primeiro ano, as crianças iniciam este processo com a aquisição do princípio alfabético, a descodificação de palavras textos simples. A fluência completa, que inclui ler com fluidez e compreensão, pode ser atingida de forma mais plena até ao final do segundo ano de escolaridade.

O papel das famílias

Os pais têm um papel crucial na aprendizagem da leitura, mas nem sempre é fácil saber como ajudar. Uma dica valiosa é transformar a leitura numa atividade de partilha e diversão. Em vez de exigir que a criança leia em voz alta para praticar, os pais podem criar momentos de leitura conjunta. Ler uma história ao deitar ou partilhar um livro interessante pode fazer toda a diferença! O objetivo é associar a leitura a um momento positivo e relaxante.

E se as dificuldades realmente existirem?

De facto, algumas crianças podem enfrentar dificuldades de aprendizagem. Se notar sinais persistentes em dificuldades, ou se tiver dúvidas sobre a evolução do processo de aprendizagem do seu filho, converse com o professor e partilhe as suas preocupações. Caso se conclua que a criança apresenta dificuldades em associar letras a sons, pode ser benéfico procurar ajuda especializada para avaliar a existência de dificuldades associadas, independentemente da existência de um posterior diagnóstico.

É sabido que a deteção precoce de dificuldades é essencial para garantir o apoio necessário. A literatura científica refere que, mediante intervenções adequadas, a maioria das crianças consegue ultrapassar os desafios e aprender a ler com sucesso.

Dicas práticas de apoio: 

  • Criar uma rotina de leitura: ler diariamente, mesmo que por poucos minutos, ajuda a desenvolver o hábito, a fluência e a compreensão;
  • Dar o exemplo: quando as crianças veem os pais a ler, entendem a importância da leitura;
  • Usar jogos de palavras​: brincar com rimas, palavras cruzadas ou jogos de associação pode ajudar a criança a perceber que as palavras são divertidas e interessantes;
  • Valorizar o processo, não só o resultado: é importante elogiar o esforço, mesmo que a criança ainda não consiga ler fluentemente.
Nem todas as crianças aprendem a ler ao mesmo tempo, e isso é perfeitamente normal. O papel dos pais é crucial para criar um ambiente onde a aprendizagem seja vista como uma experiência positiva, sem pressão ou comparações. Com paciência, reforço positivo e uma abordagem relaxada, a maioria das crianças desenvolve as suas competências de leitura a um ritmo saudável. Caso existam dificuldades reais, o apoio especializado poderá fazer toda a diferença.

Acima de tudo, o que importa é que a criança sinta que aprender a ler é uma viagem entusiasmante e não uma corrida contra o tempo.​
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