Já está em funcionamento a linha telefónica gratuita pelo número 1400, através da qual, quem precise, pode encomendar e receber medicamentos em casa, 24 horas por dia, no continente e nas ilhas.
Criada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), a linha vem permitir aos utentes fazer encomendas de medicamentos e produtos de farmácia. Os fármacos são, posteriormente, entregues ao domicílio.
«As farmácias montaram em tempo recorde um serviço farmacêutico telefónico de abrangência nacional. Todos devemos evitar sobrecarregar a linha com pedidos desnecessários, para ser possível responder de imediato às necessidades urgentes e das pessoas mais frágeis», afirmou Paulo Cleto Duarte, presidente da Associação Nacional das Farmácias.
Durante a chamada telefónica, o utente tem a possibilidade de escolher a farmácia a que quer recorrer, sendo informado de quais estão mais próximas com os medicamentos disponíveis.
No decurso do estado de emergência, o serviço SAFE 1400 é recomendado em especial às pessoas que, pela sua idade ou condição de saúde, devem evitar sair à rua durante a pandemia COVID-19. Neste sentido, os pedidos de doentes crónicos e pessoas com mais de 60 anos são atendidos com prioridade.
«A pandemia pode ter colocado em causa as visitas à farmácia, mas jamais o serviço farmacêutico completo e seguro. As farmácias continuam próximas de qualquer português, a cada segundo que passa», reforça o presidente da ANF.
Antes de finalizar a encomenda, a farmácia escolhida contacta o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.
As farmácias garantem a dispensa de medicamentos ao domicílio, em todo o país, com serviços próprios, em parceria com autarquias, IPSS e os CTT.