A Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF) criada pela Ordem dos Farmacêuticos deu apoio a 4.871 farmacêuticos com dúvidas e questões relacionadas com a pandemia COVID-19, no primeiro mês de actividade.
A funcionar desde 16 de Março, a Linha de Apoio ao Farmacêutico «ajuda os farmacêuticos a responder às necessidades dos portugueses sobre COVID-19», declara Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos. A LAF funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para a responsável, a Linha do Apoio ao Farmacêutico é uma ferramenta em várias frentes. «A LAF dá assistência farmacêutica profissional a diferentes níveis: distribuição de medicamentos, dúvidas sobre normas no âmbito da pandemia, circulares, produção de SABA (solução antisséptica de base alcoólica), e equipamentos de protecção individual (EPI)», explica Ana Paula Martins.
Em apenas dez horas, no primeiro dia de funcionamento, a Linha atendeu 154 farmacêuticos.
Lígia Garcia, gestora da Área de Literacia em Saúde do CEDIME - Centro de Informação do Medicamento e Intervenções em Saúde, e responsável pela coordenação da linha, faz um balanço «muito positivo» do primeiro mês de actividade. «Desde o dia 16 de Março, até 17 de Abril, a linha registou 4.871 chamadas. O balanço é muito positivo pois estamos a apoiar e a ajudar em permanência os farmacêuticos num momento de crise sanitária», conclui.
Em plena crise sanitária, os profissionais recorrem à linha telefónica para esclarecer dúvidas e levantar questões relacionadas com «desinfectantes e antissépticos; dispensa de medicação crónica, dispensa de medicamentos hospitalares, equipamentos de protecção individual, procedimentos de medidas de prevenção e perante casos suspeitos», refere a responsável.
*com Maria Jorge Costa