Texto de Isabel Valente | Pediatra, Centro da Criança e do Adolescente - Hospital CUF Porto
O desenvolvimento infantil continua a constituir motivo de grande interesse e preocupação para os pais. Trata-se de um processo neuromaturacional dinâmico e progressivo, cujo objetivo final é permitir que a criança adquira capacidade para responder às suas necessidades e às do seu meio envolvente, promovendo a autonomia. Conhecer as diferentes etapas do desenvolvimento infantil pode ajudar na deteção dos desvios da normalidade e na sua orientação, possibilitando uma intervenção eficaz e o mais precoce possível.
QUATRO A SEIS SEMANAS
- Deitado de barriga para baixo, o bebé levanta a cabeça de forma intermitente;
- As mãos ainda estão muito fechadas;
- A visão é imperfeita, vendo apenas contrastes fortes e formas redondas, como uma bola vermelha ou a face da mãe;
- Reage ao som, podendo parar ou olhar para a fonte do mesmo;
- Fixa a face da mãe quando esta o alimenta;
- Emite um sorriso social por volta das seis semanas e chora quando está desconfortável.
TRÊS MESES
- Deitado de barriga para baixo, o bebé levanta a cabeça e o tronco, com apoio nos antebraços; mexe os membros de forma ritmada;
- Abre e fecha as mãos, brincando com elas e levando-as à boca;
- Reconhece, a pouca distância, faces e objetos familiares;
- Reage ao som, virando a cabeça;
- Vocaliza;
- Imita alguns movimentos e algumas expressões faciais.
SEIS MESES
- Deitado de costas, o bebé levanta a cabeça e as pernas; descobre os pés, podendo agarrá-los e levá-los à boca; rola e vira-se;
- Alcança objetos e transfere-os de uma mão para a outra, podendo levá-los à boca;
- A visão é agora mais nítida; o estrabismo é considerado anormal a partir desta idade;
- Vocaliza sons mono e dissílabos;
- Mostra-se muito ativo, atento e curioso; dá gargalhadas;
- Inicia o treino da colher.
NOVE MESES
- Consegue sentar-se só e sem apoio, por dez/15 minutos; põe-se de pé com apoio, mas não consegue baixar-se; rasteja ou tenta gatinhar;
- Leva tudo à boca; aponta com o indicador; atira objetos deliberadamente para o chão e já os tenta encontrar;
- Reage de forma rápida a sons ao perto e ao longe; palra com polissílabos (ex.: mamama);
- Mastiga alimentos (ex.: bolacha, pão);
- Distingue os familiares dos estranhos.
12 MESES
- Passa da posição de deitado a sentado; põe-se de pé e baixa-se, com a ajuda das mãos; anda com apoio;
- Demonstra interesse visual para perto e para longe (já vê o passarinho ou o avião a passar e aponta-os com o dedo);
- Volta-se quando o chamam pelo nome; compreende ordens simples (ex.: dá, cá, adeus); pode dizer uma a quatro palavras com significado (ex.: mamã, papá);
- Bebe pelo copo com ajuda, segura a colher e come com a mão;
- Diz adeus, bate palminhas e imita gestos do adulto.