No Dia Internacional dos Museus, que se assinala esta segunda-feira, 18, o Museu da Farmácia inaugura a exposição virtual “Um Mundo de Máscaras”, em parceria com quatro museus nacionais: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu da Marioneta, Museu do Oriente e Museu Nacional de Etnologia.
Disponível no website
www.ummundodemascaras.com, a exposição dá a conhecer mais de 30 máscaras de diferentes culturas celebrando o tema do Dia Internacional dos Museus deste ano: “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.
Desde máscaras de rituais a máscaras de tradição, passando pelas máscaras de cerimónias, máscaras de ópera e de teatro, o espólio é diversificado. A secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, é embaixadora da exposição.
«Pretendemos promover uma ponte entre o presente e o passado, revelando um mundo de histórias dentro de um objecto, que se torna rosto da diversidade de museus e colecções em Portugal», explica Gonçalo Magano, curador do Museu da Farmácia.
Símbolo que tem acompanhado a história da humanidade, a máscara – usada, actualmente, por milhões de pessoas como equipamento de protecção individual durante a pandemia COVID-19 – é hoje, mais do que nunca, um objecto contemporâneo e transversal a países e gerações, à escala global.