O Museu da Farmácia recebeu os prémios “Parceria” e “Menção Especial”, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), no dia 24 de Maio, em Leiria. Estes prémios anuais reconhecem a criatividade das iniciativas desenvolvidas pelos agentes e instituições de museologia portuguesa.
O prémio “Parceria” elegeu o projecto “Conversas sobre Sexualidade” «pela capacidade de integrar novos parceiros fora do âmbito da museologia». As “Conversas sobre Sexualidade – Uma Peça. Um Tema” realizam-se mensalmente no Museu da Farmácia e têm como parceiros a World Association for Sexual Health e a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
O Prémio “Menção Especial” distingue o património relacionado com a Segunda Guerra Mundial, com o objectivo de «assinalar que o sofrimento causado a milhões de pessoas não será esquecido». Na sua colecção, o Museu da Farmácia detém peças relevantes, como: fotos originais doadas por um farmacêutico, quando abriu as portas do campo de concentração de Buchenwald; documentação ligada à prisão de nazis relacionados com as experiências médicas e ao julgamento de Nuremberga; um pedaço do rótulo do químico Zyklon B, um bilhete de comboio e um fragmento de tecido da farda de um prisioneiro de Auschwitz.