Política de utilização de Cookies em Revista Saúda Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar, está a concordar com a utilização de cookies e com os novos termos e condições de privacidade.
Aceitar
7 abril 2018
Texto de Magda Serras (Nutricionista) Texto de Magda Serras (Nutricionista)

Páscoa em família, saúde à mesa

​​Proposta para uma Páscoa saudável.

Tags
​A Páscoa é para muitos um  ​período de excessos em família, caracterizada pelo consumo de muitos doces, em particular de chocolate. A escolha em ​termos alimentares de um bom chocolate é uma tarefa muito importante. O chocolate negro com mais de 70% de cacau é uma boa opção, uma vez que é neste que estão contidos os flavonóides que  ​actuam como antioxidantes. Devemos evitar chocolate com menores porções de cacau, como o chocolate de leite ou o branco. O chocolate branco é produzido exclusivamente com manteiga de cacau, ou seja, o benefício associado ao consumo de pequenas porções de chocolate perde-se quando falamos de chocolate branco, pois não temos os referidos flavonóides.

Na escolha dos chocolates da Páscoa destacamos as diferentes variantes disponíveis no mercado com frutas, cereais e frutos secos. Quando falamos de frutos secos importa destacar que, para quem tem alergias, estes podem representar um risco e, como tal, devemos estar alerta quanto ao seu consumo. Mas os frutos secos podem ser uma mais-valia uma vez que as nozes, amêndoas e avelãs são óptimas fontes de ómega-3, essenciais para a concentração e memória, e actuam como anti-inflamatórios naturais.

Nesta quadra, tipicamente há uma redução no consumo de carne e um acréscimo na procura dos peixes, sendo estes fontes de excelência dos ditos ácidos polinsaturados – ómega-3.

Este hábito deve manter-se ao longo da vida, uma vez que o peixe deve ser a fonte de excelência de proteína animal (exemplo da cavala, atum, sardinha, podendo ser frescos ou
em conserva).

Não menos importante é o acompanhamento de legumes por forma a incrementar fibra na refeição. Por ser dia de festa e se quiser fazer uma sobremesa, lembre-se que esta nunca deve ser ingerida de forma isolada ao longo do dia.

UMA PROPOSTA SAUDÁVEL​ - Neve de Maçã

​ 

1. Prepare um puré de maçã:​

Ingredientes:

  • Maçãs reineta descascadas
  • e cortadas em pedaços  kg
  • Pau de canela 1
  • Água 180ml
Preparação:
› Numa panela, coloque as maçãs com um pau de canela e junte água.
› Tape e deixe cozinhar em lume brando aproximadamente 30 minutos, até a maçã se desfazer.
› Depois da maçã bem cozida, reduza a puré.

 ​2. Para a neve:​
Ingredientes:
  • Claras de ovos 6
  • Stevia (estévia) ou açúcar de coco a gosto
Preparação:
› Bata as claras em castelo e quando estiverem firmes adoce a gosto.
› Coloque num tabuleiro no forno até ter um aspecto dourado tipo merengue.
› Adoce com stevia (estévia) ou açúcar de côco a gosto.

 3. Por fim:
Preparação:
› Faça uma camada de puré e coloque uma camada de neve (merengue) por cima. Polvilhe com canela e umas raspas de limão.
› Decore com umas folhas de stevia (estévia) ou hortelã.
Notícias relacionadas