Se integrassem o corpo de funcionários especializados de um zoológico, teriam com propriedade direito à categoria de tratadores. Como constituem a equipa do projecto de digitalização do arquivo histórico da Associação Nacional das Farmácias (ANF), designado Elephante, será mais correcto adquirirem o estatuto de “cuidadores”. A cada um cabe uma dimensão, nessa tarefa conjunta de consolidação do projecto.
Marta Silva vai fazer uma monografia sobre o Grémio Nacional das Farmácias
No quadro de uma parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Marta Silva, bolseira, mestre em História Moderna e Contemporânea, concentra-se na produção de uma monografia sobre o extinto Grémio Nacional das Farmácias. O vasto espólio documental que a investigadora pode pesquisar permitirá, por certo, fazer luz acerca do papel do organismo antecessor da ANF, bem como da evolução do sector farmacêutico sob a Ditadura.
João Mendes e Ricardo Martins são os arquivistas do Elephante
João Mendes e Ricardo Martins, ambos bolseiros, são os arquivistas da equipa. Cabe-lhes a minuciosa sistematização do material, que se encontra disperso. O processo de digitalização, necessariamente revestido de cuidados técnicos, está a cargo de Manuel Raposeiro. Nesta fase de amadurecimento do projecto, foi atribuída prioridade à digitalização de toda a colecção da revista Farmácia Portuguesa, para disponibilização pública.
Manuel Raposeiro tem a seu cargo a digitalização do arquivo
O coordenador editorial do Elephante é o jornalista Paulo Martins. Este professor universitário e investigador de Jornalismo escreveu, com Carina Machado, o livro “Uma História das Farmácias” (Tinta da China, 2015). No decurso desse projecto, investigou e procedeu à sistematização dos principais factos da História das farmácias no período democrático, assim como dos acontecimentos que ditaram a transição do Grémio Nacional das Farmácias para a Associação Nacional das Farmácias.
Esta equipa trabalha sob a coordenação científica da historiadora Ana Paula Pires e técnica da arquivista Paula Meireles.