A motricidade fina é essencial para o desenvolvimento, envolvendo movimentos coordenados das mãos e dos dedos. O aumento do uso de ecrãs táteis na infância levanta preocupações sobre o impacto no desenvolvimento motor, especialmente na preensão, crucial para tarefas como atar os sapatos ou escrever.
A escrita à mão ativa áreas do cérebro, como o córtex motor, o cerebelo, o córtex pré-frontal, o hipocampo, e outras de nomes menos conhecidos, como a área de broca e o giro fusiforme. Escrever à mão melhora a retenção, compreensão, criatividade e organização do pensamento. Vários estudos indicam que a escrita manuscrita beneficia a memória e a aprendizagem, o que levou alguns países a reverter a adoção de manuais digitais, por reconhecerem a importância de materiais impressos e atividades manuais no desenvolvimento das crianças.
A leitura de materiais impressos melhora:
- A compreensão e memória, devido à experiência tátil e espacial;
- Reduz a distração, pois evita interrupções digitais;
- Diminui a fadiga visual, já que a leitura em papel é menos cansativa para os olhos.
O uso excessivo dos dispositivos móveis pode limitar o desenvolvimento da motricidade fina. Movimentos simples, como deslizar e tocar, não fortalecem os músculos nem estimulam a complexidade dos movimentos. Brincadeiras tradicionais, como modelar plasticina ou construir objetos, promovem a criatividade e o desenvolvimento muscular. É essencial equilibrar o uso de tecnologias com atividades manuais.
O uso excessivo de aparelhos reduz o interesse por brincadeiras tradicionais e por atividades ao ar livre. Pais e educadores podem fazer a diferença. Quando as tecnologias são usadas de forma orientada, podem complementar o desenvolvimento motor. Aplicações educativas como o Busy Shapes ou o Dexteria promovem a coordenação motora, e os jogos digitais de desenho ajudam a melhorar a destreza manual. As tecnologias, se utilizadas com bom senso, têm efeitos benéficos e motivam as crianças a envolverem-se em atividades educativas e motoras.
Para ajudar ao desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças, partilho algumas boas práticas para os adultos (pais e professores) investirem junto dos mais novos:
Estratégias para professores. Os professores desempenham um papel crucial no equilíbrio entre tecnologias e atividades manuais. Algumas estratégias incluem:
- Incorporar intervalos ativos com atividades manuais, como dobrar papel ou desenhar;
- Usar jogos educativos e puzzles que estimulem a motricidade fina e a aprendizagem colaborativa;
- Explorar texturas diferentes para enriquecer as experiências táteis;
- Promover competições saudáveis, como desafios de construção, que estimulem a criatividade;
- Integrar a tecnologia em atividades manuais, como desenhar no papel com aplicações de arte.
Estratégias para os pais:
- Brincadeiras criativas com plasticina, blocos ou puzzles, para estimular o desenvolvimento motor;
- Promover atividades ao ar livre, como desporto e caminhadas;
- Atribuir tarefas domésticas que envolvam motricidade, como estender roupa ou preparar os alimentos para a refeição;
- Praticar jogos de tabuleiro e outros jogos manuais promotores do desenvolvimento motor;
- Limitar o tempo de ecrã e incentivar períodos dedicados a atividades manuais.
A motricidade fina e a preensão devem ser estimuladas desde cedo. Embora as tecnologias possam ser ferramentas valiosas quando usadas de forma complementar, não devem substituir as brincadeiras tradicionais. Pais e professores devem ajudar a equilibrar o uso de tecnologias com atividades manuais essenciais para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças.