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24 julho 2020

Mais de 27.500 portugueses já recorreram ao 1400

​​​​​O serviço farmacêutico por telefone está disponível 24 horas por dia.

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Criada pelas farmácias portuguesas há quatro meses, a Linha 1400 já ajudou mais de 27.500 pessoas no acesso a medicamentos com aconselhamento farmacêutico via telefone. 

Quarenta e quatro por cento recorreram ao serviço à noite, período onde a sua utilização é especialmente recomendada, principalmente após a saída de uma urgência hospitalar ou em caso de necessidade súbita de um medicamento urgente. 

A Linha identifica rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e com disponibilidade para responder ao pedido, evitando deslocações desnecessárias. O número 1400 pode ainda ser usado para planear visitas à farmácia e ajudar a encontrar medicamentos urgentes de disponibilidade reduzida.

Gratuito a partir de qualquer rede móvel ou fixa, o 1400 permite fazer a reserva ou encomenda de medicamentos a partir de qualquer ponto do país. O atendimento telefónico informa o utente acerca das farmácias mais próximas com medicamentos disponíveis. A escolha da farmácia cabe, depois, a cada cidadão. 

Antes de enviar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos. 

As farmácias garantem ainda a dispensa de medicamentos ao domicílio, em todo o país, com serviços próprios, em parceria com autarquias, IPSS e os CTT.

«A Linha 1400 reforça a acessibilidade dos portugueses às suas farmácias e aos medicamentos neste novo normal, prestando um serviço farmacêutico completo e seguro», destaca Ana Cristina Gaspar, vice-presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF). E sublinha: «Este é um serviço de conveniência, que permite às pessoas poupanças de tempo e deslocações».