Localizada em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a Casa de Algar II é uma das quintas de referência na produção de vinho verde de Castelo de Paiva. E, reza a lenda, pioneira da aposta no vinho verde branco.
O sócio-gerente Alberto Guedes da Costa explica que, apesar de até ao ano 2000 o vinho verde tinto ser o mais procurado, nos últimos 20 anos é o branco que tem vindo a impor-se. «Na década de 60, o Dr. Amorim Crava, um dos proprietários desta casa, foi talvez a primeira pessoa no concelho a produzir vinho branco», conta. «Na altura foi apelidado de extravagante, para não dizer outra coisa», acrescenta, entre risos.
Branco, tinto ou rosé, a marca Pata da Burra, lançada em 2007, tem uma oferta para todos os gostos, produzida a partir das castas mais típicas, como a Loureiro, Arinto, Trajadura e Avesso.
O negócio de família, passado de geração em geração desde há um século, oferece ainda uma vertente de enoturismo, que tem vindo a crescer nos últimos anos. Além da tradicional participação nas vindimas, em breve os visitantes vão poder pernoitar na antiga casa dos caseiros e experienciar o dia-a-dia na quinta.
As provas de vinho decorrem na sala do antigo lagar, onde é possível conhecer a ligação do vinho verde ao concelho e algumas das ferramentas historicamente associadas aos processos produtivos do vinho, como a prensa manual de vara e o alambique de cobre.