O protocolo de colaboração no âmbito das Fast-Track Cities (Cidades na Via Rápida para Eliminar o VIH) prevê, entre outras medidas, a formação e certificação dos profissionais de farmácia num primeiro momento, e a consequente promoção da realização de testes rápidos ao VIH e hepatites nas farmácias do concelho de Loures.
«Numa área tão populosa como é o concelho de Loures e a área metropolitana de Lisboa, a capilaridade no acesso ao diagnóstico, ao tratamento e ao acompanhamento são essenciais para o tratamento e prevenção do VIH/sida», disse o presidente da Câmara de Loures na cerimónia de assinatura do protocolo no dia 27 de Janeiro, justificando assim a parceria estabelecida com a ANF e as farmácias do município neste projecto.
«A proximidade e a confiança que a rede local de farmácias tem junto das pessoas são mais-valias inegáveis e permitir-nos-ão também alcançar franjas populacionais que, de outro modo, permaneceriam fora do sistema», acrescentou Bernardino Soares. O responsável está convencido de que a dispersão das farmácias no território, bem como de outras organizações não governamentais, em conjunto com as unidades do SNS, serão uma chave para o sucesso do projecto.
O protocolo agora assinado prevê ainda a parceria com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, o Hospital Beatriz Ângelo, a Liga Portuguesa Contra a Sida, a Direcção-Geral da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. O objectivo é desenvolver acções locais de combate à epidemia, com impacto global, acelerando assim a resposta ao VIH.
As Fast-Track Cities são uma iniciativa da UNAIDS, que convida as cidades mundiais a desenvolver e aplicar medidas com vista a que, até 2030, se quebre o ciclo de transmissões e se erradique a epidemia de VIH/sida. Loures aderiu ao programa em Outubro de 2018.