«Somos parceiros», disse a secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, sobre a relação entre o Ministério da Saúde e as farmácias portuguesas. A governante visitou a Farmácia Exposul, no Parque das Nações, em Lisboa, para apresentar as novidades previstas pela portaria que define os serviços de saúde, prevenção da doença e promoção do bem-estar que podem ser prestados nas farmácias.
Ao Estado cabe o acompanhamento destes serviços que vêm ajudar o cidadão a ter mais acesso à Saúde, podendo realizar tratamentos de enfermagem, consultas de nutrição e podologia, por exemplo.
O diploma inclui cuidados prestados por farmacêuticos e por outros profissionais, como enfermeiros e nutricionistas, por exemplo, e ainda os testes rápidos de VIH/sida e hepatite, bem como os cuidados a doentes ostomizados. Programas de adesão à terapêutica, de reconciliação da terapêutica e de preparação individualizada de medicamentos, assim como programas de educação sobre a utilização de dispositivos médicos, são outros serviços prestados.