Para os apaixonados pela publicidade e interessados na saúde, o Museu da Farmácia, em Lisboa, propõe uma visita à publicidade farmacêutica da década de 1960. A exposição, também disponível
online, reúne anúncios inseridos neste período em publicações do Grémio Nacional das Farmácias, a organização que representou o sector durante o Estado Novo.
“Vintage PUB – a memória das farmácias” inclui anúncios de comprimidos, unguentos, xaropes e pomadas, acompanhados de sugestivas ilustrações e adjectivos como «poderoso», «revigorante», «seguro» ou «forte». É possível encontrar anúncios alusivos aos temas “Corpos Sãos”, que fazem a apologia da vitalidade, forma física e energia; “Pelas Crianças”, onde os mais novos ilustram cartazes relativos a adesivos, pensos rápidos, xaropes ou suplementos alimentares; “De Bom Humor”, com anúncios «que pretendem despertar um sorriso na cara dos visitantes», como explica Gonçalo Magano, curador do Museu da Farmácia; e “Nunca Esquecidos”, que recordam exemplos de publicidade que ficaram para a história, como os anúncios ao Melhoral, Bradoral ou à papa Nestum.
Os quatro temas são ilustrados por exemplares de medicamentos que fazem parte do espólio do Museu da Farmácia, apresentados em vitrina. «Procurámos criar uma sinergia com peças do Museu da Farmácia, apresentando amostras físicas da especialidade farmacêutica que era vendida nas farmácias e que era objecto do anúncio», explica Gonçalo Magano. Junto aos anúncios são disponibilizados códigos QR que redireccionam para o website da exposição, dando acesso a mais informação.