O sorriso é uma das formas mais poderosas de comunicação não verbal, capaz de demonstrar felicidade, confiança, segurança e autoestima a quem nos rodeia.
A saúde oral está diretamente relacionada com a qualidade de vida do ser humano, uma vez que interfere com o quotidiano, nomeadamente nos domínios funcional, psicológico e social.
A qualidade de vida de cada pessoa depende de várias dimensões do bem-estar físico e mental, e está diretamente relacionada com as perceções que o indivíduo constrói sobre si próprio, sobre os outros e sobre o meio que o rodeia. Deste modo, uma das implicações de um sorriso inestético é a alteração da perceção corporal, que, por sua vez, condiciona o desenvolvimento da autoestima e da autoimagem.
Para garantir uma boa saúde oral e um sorriso saudável e confiante é essencial uma higiene oral cuidada, que inclua: a escovagem duas vezes ao dia; a utilização de métodos de limpeza entre os dentes, como é o caso do fio dentário e/ou escovilhão; e visitas regulares ao médico dentista, de seis em seis meses.
Quando a saúde oral já se encontra debilitada, existem técnicas e procedimentos capazes de a restituir, contribuindo também para a melhoria da forma como a pessoa se vê:
- O branqueamento dentário consiste num tratamento estético não invasivo que visa tornar os dentes naturais mais claros;
- A ortodontia é a área da medicina dentária responsável por corrigir a posição dos dentes nos maxilares. Esta alteração de posição dentária leva ao aperfeiçoamento da função e a uma melhoria estética;
- As coroas são restaurações protéticas que podem ser colocadas sobre dentes ou implantes, devolvendo a forma e função naturais;
- As facetas são finas camadas cerâmicas que são aplicadas na parte visível dos dentes com o objetivo de alterar a estética, corrigindo a forma, cor e/ou o posicionamento dentário;
- Os implantes dentários repõem dentes perdi- dos ou inviáveis, funcionando como suporte para uma coroa com características estéticas e funcionais semelhantes à dentição natural.
Assim, a saúde oral assume, através do sorriso, um papel essencial na construção da autoestima e do bem-estar. Uma saúde oral comprometida, para além das consequências ao nível funcional, pode induzir alterações psicossociais que levam à diminuição da qualidade de vida. Contudo, a medicina dentária dispõe de soluções eficazes para restaurar sorrisos e pro- mover a autoestima.