O bruxismo corresponde ao ato inconsciente de apertar e/ou ranger os dentes, podendo conduzir a desgaste dentário e dor orofacial (nos músculos mastigadores e na articulação temporomandibular, assim como cefaleias).
A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio caracterizado por interrupções temporárias na respiração durante o sono, reduzindo os níveis de oxigénio no sangue e forçando o cérebro a despertar brevemente para restaurar a respiração. Se não for tratada, a apneia pode conduzir a situações de hipertensão, problemas cardíacos, fadiga e sonolência diurna.
Tem-se observado a proliferação de dispositivos orais fabricados em série, supostamente destinados a tratar o bruxismo, a roncopatia e a apneia obstrutiva do sono. Embora estas condições sejam tratadas com dispositivos oclusais - aliviam a pressão sobre a mandíbula (bruxismo) e mantêm a via aérea aberta (apneia) - existem diferenças importantes entre os feitos por medida e os fabricados em série. Pela natureza destas patologias, os dispositivos devem ser sempre personalizados, mediante observação clínica e prescrição de um médico dentista, respeitando a especificidade de cada pessoa e o uso individual.
Os dispositivos fabricados em série, comercializados livremente, não cumprem garantias de segurança e oferecem riscos para a saúde. O uso prolongado de dispositivos mal ajustados ou feitos com materiais de baixa qualidade provoca desalinhamentos dentários, inflamação gengival e lesões nos tecidos moles. Além disso, podem ocorrer consequências musculares, como dor ou hipertrofia. Nos casos de apneia do sono, um dispositivo mal ajustado pode falhar em manter as vias respiratórias abertas, agravando os sintomas e as consequências da apneia.
Embora o custo dos dispositivos feitos à medida seja mais elevado, estes oferecem maior conforto, ajuste preciso, segurança e eficácia no tratamento do bruxismo e da apneia. São criados com base em diagnóstico prévio, considerando a anatomia única do paciente, e são ajustados regularmente por um profissional, garantindo o bom funcionamento ao longo do tempo e prevenindo complicações futuras.
As pessoas com sintomas e sinais de bruxismo e de apneia do sono podem aconselhar-se junto do seu farmacêutico, que ajuda a explicar a importância de os dispositivos serem feitos sob medida, com orientação especializada, e a opção mais segura e eficaz para tratar estas condições de forma adequada e duradoura.
Confie no seu farmacêutico e siga a recomendação de consultar um médico dentista para o tratamento do bruxismo, da roncopatia e da apneia obstrutiva do sono.