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2 novembro 2018
Texto de Centro de Informação do Medicamento (CEDIME) Texto de Centro de Informação do Medicamento (CEDIME)

Noites brancas

Rotinas que pode adoptar para ter um sono de qualidade.​

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As pessoas mais velhas têm menos capacidade de dormir de forma contínua. Tanto podem dormir sete horas seguidas, como acordar várias vezes durante a noite. Há várias causas para esta situação acontecer: 

Vida menos activa – gasta-se menos energia 

Sestas longas – dormir à tarde dificulta o sono à noite 

Consumo de bebidas alcoólicas, café e tabaco – substâncias estimulantes 

Doenças como depressão e ansiedade, Alzheimer ou Parkinson, asma ou incontinência urinária 

Alguns medicamentos podem afectar a qualidade do sono 

Não dormir o suficiente prejudica o dia-a-dia e a qualidade de vida. Diminui a concentração, a atenção e a memória, aumenta a sonolência durante o dia, torna os movimentos mais lentos e menos firmes, o que pode causar problemas de equilíbrio e aumentar o risco de quedas e outros acidentes. Além disso, quem dorme mal tem maior tendência a sentir-se ansioso e deprimido. 

Rotinas para um bom sono: 

  • Mantenha um horário certo para se deitar e levantar, tendo em atenção o número de horas de sono adequadas, nem mais nem menos do que o necessário 

  • Evite sestas superiores a 90 minutos durante o dia 

  • Vá para a cama só quando tiver sono 

  • Durma num local calmo e confortável 

  • Evite falar ao telefone, ver televisão antes de dormir 

  • Faça uma refeição leve à noite e evite bebidas com cafeína, como chá ou café 

  • Deixe de fumar 

  • ​Evite beber demasiados líquidos à noite, para prevenir idas à casa de banho durante a noite 


  • ​Se não conseguir adormecer passados 30 minutos de estar deitado, levante-se, dedique-se a uma actividade calma, como ler, e volte ao quarto apenas quando sentir sono 


Se, mesmo com estes cuidados, sentir que não consegue ter qualidade de sono e que o está a afectar no dia-a-dia, consulte o médico.
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