O molusco contagioso é uma infeção viral da pele, caracterizada por pequenas pápulas rosadas ou brancas, que também pode surgir em forma de lesões na superfície da pele. É relativamente comum em crianças, mas pode afetar adultos. O vírus que causa o molusco contagioso (Molluscipoxvirus) é transmitido pelo contacto direto com a pele infetada ou com objetos tocados por uma pessoa infetada, como toalhas, roupa e brinquedos.
O molusco contagioso desaparece naturalmente. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário tratamento médico.
As lesões manifestam-se sob a forma de pequenas saliências de coloração rosada, branca ou da cor da pele. Podem variar de tamanho, desde alguns milímetros até centímetros de diâmetro. Tanto pode surgir apenas uma pápula ou múltiplas. Por vezes apresentam uma depressão central. Trata-se de uma infeção indolor, mas pode ocorrer comichão e irritação, que pode evoluir para inflamação e outras complicações na pele.
O diagnóstico é feito pela observação da aparência específica das lesões. Em alguns casos, o médico pode optar por realizar uma biópsia do tecido para confirmar o diagnóstico. É importante descartar outras condições clínicas com sintomas semelhantes, como verrugas e lesões de herpes.
Mediante lesões extensas, sintomas persistentes ou preocupação estética, há tratamentos eficazes. Entre eles, destacam-se a curetagem (remoção das lesões com uma cureta), crioterapia (congelamento das lesões com nitrogénio líquido), aplicação tópica de medicamentos, eletrocauterização, laserterapia e tratamentos imunomoduladores.
Algumas práticas preventivas são:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente depois de usar a casa de banho, trocar fraldas ou tocar numa pessoa infetada;
- Não partilhar toalhas, roupas ou outros objetos pessoais com pessoas infetadas;
- Evitar o contacto próximo com pessoas infetadas, especialmente se estiverem com pápulas na pele;
- Cobrir as pápulas com um curativo para evitar a transmissão do vírus a outras pessoas;
- Em caso de dúvida ou preocupação sobre o molusco contagioso, consulte um profissional de saúde.