Política de utilização de Cookies em Revista Saúda Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar, está a concordar com a utilização de cookies e com os novos termos e condições de privacidade.
Aceitar
22 outubro 2021
Texto de Carina Machado Texto de Carina Machado Fotografia de Farmácia Distribuição Fotografia de Farmácia Distribuição

Linha 1400 reconhecida como “Projecto do Ano”

​​​​Prémio Almofariz 2021 para a Linha que liga os portugueses às farmácias.​

Tags
​A Linha 1400 foi distinguida como “Projecto do Ano”, na cerimónia de entrega dos Prémios Almofariz 2021, que decorreu esta quinta-feira, 21 de Outubro, no Casino do Estoril.

Paulo Silva, director da revista Farmácia Distribuição, entidade responsável pela iniciativa que, há 27 anos, premeia a excelência no sector farmacêutico, sublinhou o carácter inovador, a verdadeira utilidade e o impacto significativo, «e comprovado», que a Linha 1400 teve junto da comunidade. «Zelou, em plena distopia, pela saúde dos portugueses e pela valorização das farmácias e dos farmacêuticos, gerando enormes mais-valias que, estamos certos, se continuarão a repercutir», afirmou, exortando os decisores políticos «a olhar para mais este exemplo de como as farmácias construíram soluções não só para o período pandémico, mas de forma que as mesmas perdurem, seguramente, no tempo».

«Este é um prémio que nos enche de orgulho, mas nos traz também uma responsabilidade acrescida», disse Marisa Gomes. A responsável pelo Centro de Atendimento da Linha 1400 evocou a importância da confiança depositada pelos parceiros para a dinamização do projecto e dirigiu um agradecimento muito especial «à equipa que assegura a prestação deste serviço a todos os portugueses, 365 dias por ano, 24 horas por dia».

A Linha 1400 foi lançada em março de 2020, no primeiro pico pandémico e confinamento geral. O serviço telefónico de âmbito nacional e gratuito, também disponível online desde fevereiro de 2021 (www.1400SAFE.pt), funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Pode ser usado para planear visitas à farmácia, reservar, encomendar e ajudar a encontrar medicamentos que, sendo urgentes, têm disponibilidade reduzida e, mais recentemente, para identificar as farmácias prestadoras do serviço de testes rápidos de antigénio. A sua utilização é particularmente recomendada à noite, altura em que a Linha 1400 identifica rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e com disponibilidade para responder aos pedidos das pessoas, evitando assim deslocações desnecessárias.

O serviço garante a cada português que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde de que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio asseguradas em todo o país. Antes de libertar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.

Este é o segundo prémio que a Linha 1400 recebe no espaço de dois meses. Em Setembro, a Federação Internacional Farmacêutica (FIP), representante de 151 organizações profissionais farmacêuticas de todo o mundo, atribuiu-lhe uma das suas mais importantes distinções, pelo «excepcional» contributo para a “Melhoria da Prática Farmacêutica”, enfatizando a rapidez de implementação da iniciativa como resposta à necessidade de assegurar o acesso seguro aos medicamentos e aconselhamento farmacêutico dos cidadãos durante a crise pandémica, assim como o papel que a Linha teve no apoio à dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias e entregas domiciliárias em articulação com outras entidades, permitindo desse modo reduzir consideravelmente as movimentações de pessoas inseridas em grupos de risco e ajuntamentos nos hospitais.

Desde a sua criação, e até ao dia 18 de Outubro, a Linha 1400 deu resposta a 148.879 pedidos de apoio dos portugueses.

 


Notícias relacionadas