Encerrando em si uma grande diversidade de universos, o Museu da Farmácia dispõe de coleções únicas, que convidam os visitantes a mergulhar em alguns dos períodos mais fascinantes da história da Humanidade, inclusiva- mente com peças raras, oriundas de outras civilizações e culturas.
As visitas temáticas pensadas para si privilegiam o conhecimento e permitem oscilar entre o passado e o presente, no âmbito da história do cinema, do marketing, da sexualidade e da cosmética, relacionados com a saúde.
Através de uma experiência sensorial e educativa, é possível descobrir os sete mil anos de história das mais variadas formas, convidando a uma reflexão sobre o papel da farmácia na vida moderna e sobre a importância de compreender e preservar a história.
Seja em Lisboa ou no Porto, deixe-se envolver nestas experiências únicas!
Agatha Christie no Museu da Farmácia
Se é fã de Agatha Christie, a denominada “Rainha do Crime”, no Museu da Farmácia pode desvendar impressionantes ligações entre a autora e a farmácia. As histórias protagonizadas por Hercule Poirot, globalmente conhecidas, são a prova do crime numa invulgar viagem por peças que integram a singular coleção do Museu da Farmácia e que ajudam a contar a história das civilizações e da saúde.
Sherlock Holmes no Museu da Farmácia
Também pode aventurar-se numa visita dedicada às misteriosas descobertas do detetive Sherlock Holmes e do seu amigo Dr. Watson. É ainda possível encontrar o diploma original da licenciatura em Medicina da Universidade de Edimburgo detido por Sir Arthur Conan Doyle, o autor que deu vidas às duas personagens, e a respetiva famosa autocaricatura, apelidada de “Licensed to Kill”.
A Saúde nas Aventuras de Astérix e Panoramix no Museu da Farmácia
Astérix e Panoramix, personagens icónicas da banda desenhada, habitam o imaginário de todos nós ao explorarem a vida de um pequeno povo gaulês que resiste à invasão romana. Nesta visita temática, são realçados conceitos de saúde e farmácia de diferentes povos, destacando sobretudo o tempo histórico do Império Romano.
"Os Lusíadas" nas coleções do Museu da Farmácia
Já no âmbito da literatura portuguesa, é possível conhecer a ligação entre a saúde, a farmácia e as armas no período dos Descobrimentos portugueses, no Museu da Farmácia. A visita temática criada em 2022, ano em que se assinalaram os 450 anos da primeira edição da obra "Os Lusíadas", de Luís Vaz de Camões, tem feito a delícia dos visitantes.