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11 maio 2021
Texto de Carina Machado e Carlos Enes Texto de Carina Machado e Carlos Enes

Farmácia a 20 segundos

​​​​​​​Linha de assistência farmacêutica 1400 bate recordes de resposta.​

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Demorou cinco dias a ser criada, como resposta ao primeiro confinamento geral devido à pandemia de COVID-19, decretado a 19 de Março de 2020. Um ano depois, resolveu problemas a 80 mil portugueses. O tempo médio de atendimento é de 20 segundos, o melhor de todas as linhas de aconselhamento em Saúde existentes em Portugal. Como resultado, os utilizadores dão 4,53 valores ao serviço, numa escala de 1 a 5. Um inquérito de satisfação, a que responderam 1.460 pessoas, indica que 73 por cento recomenda o serviço a terceiros.

Desde 24 de Março que os portugueses têm acesso às farmácias a partir de chamadas telefónicas gratuitas, de qualquer rede, para o número 1400. O serviço também já está disponível online, no endereço www​.1400safe.pt. Uma equipa de 23 operadores assegura a resposta imediata às chamadas e mensagens electrónicas. Receberam formação específica para apoiarem os cidadãos no planeamento de visitas às farmácias, e na reserva e encomenda de medicamentos.

Quando um medicamento sofre falhas de abastecimento, o serviço é a melhor solução para encontrar as farmácias mais próximas com embalagens ainda disponíveis. Mediante reserva, garante a quem contacta que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, os medicamentos e produtos de saúde de que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio asseguradas em todo o país.

O aconselhamento farmacêutico é a regra, sem excepções. Antes de libertar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.

O recurso à Linha 1400 é particularmente recomendado à noite, em especial após a saída de uma urgência hospitalar ou em caso de necessidade súbita de um medicamento urgente. Durante este período, os operadores identificam rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e com disponibilidade para responder aos pedidos das pessoas, evitando assim deslocações desnecessárias.

«A Linha 1400 nasceu com a pandemia, mas a sua missão não se esgota nela: ser uma ponte eficiente e segura entre os portugueses e as farmácias no novo normal», declara a responsável pelo centro de atendimento, Marisa Gomes. O serviço tem vindo a evoluir, acrescenta, sempre em dois eixos claros: «melhoria contínua e adaptação do serviço às necessidades das pessoas». O apoio prestado aos doentes na Operação Luz Verde, para o acesso aos medicamentos hospitalares na farmácia comunitária, e o apoio logístico à campanha “Vacinação SNS Local”, contra a gripe, foram exemplos da abrangência do serviço neste primeiro ano de actividade.


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