Mais importante do que o tipo de escova é mesmo escovar os dentes. Só através da escovagem é possível remover a placa bacteriana da superfície. As práticas de higiene oral são essenciais para manter o sorriso saudável.
Quais as vantagens e desvantagens de cada uma das escovas?
Escova elétrica:
Existem dois tipos de escovas elétricas conforme a cabeça, que pode ser rotativa ou oscilante, sendo mais conhecida a primeira opção. Estas escovas têm tecnologias distintas, consoante o modelo e a possibilidade de substituir a cabeça, ou seja, trocar de cerdas quando estiverem danificadas.
VANTAGENS:
- Programas. Dependendo do modelo, uns são concebidos para dentes sensíveis, outros para cuidados gengivais;
- Temporizador. Funciona como uma espécie de lembrete, para controlar a duração da lavagem;
- Sensores de pressão. Se fizer demasiada pressão nas gengivas, a cabeça da escova pára de rodar;
- Facilidade de utilização. Particularmente úteis para pessoas com dificuldades motoras. Podem ser igualmente benéficas na fase em que as crianças começam a cuidar da higiene oral de forma autónoma.
DESVANTAGENS:
- Custo. Mais dispendiosas do que as escovas manuais;
- Menos ecológicas. Na sua maioria são de plástico, com utilização de baterias e corrente elétrica.
Escova manual:
VANTAGENS:
- Mais ergonómicas. Chegam a todos os dentes e zonas adjacentes de difícil acesso para os diferentes modelos de escovas elétricas;
- Mais económicas. Com diversos modelos para diferentes tipos de escovagem, são substancialmente mais baratas;
- Sustentáveis. As escovas de bambu são amigas do ambiente.
DESVANTAGENS
- Só há desvantagem neste tipo de escovas se a pessoa que a usa não tiver destreza motora ou não estiver motivada. Se este for o seu caso, deve experimentar trocar a escova manual por uma elétrica. Seguramente, vai sentir maior eficácia na limpeza da placa bacteriana dos seus dentes.
Mais do que o tipo de escova, importante é nunca se esquecer de lavar os dentes pelo menos duas vezes por dia. Use sempre a sua própria escova e outros complementos à higiene oral que limpem os espaços interdentários onde as escovas não alcançam, como a fita dentária, o escovilhão e o irrigador.