Os vencedores da edição de 2019 do Prémio João Cordeiro são dados a conhecer no próximo dia 19 de Outubro, às 19h, no Pátio da Galé, em Lisboa. O prémio, promovido pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), pretende premiar projectos originais no âmbito da intervenção e do conhecimento em Saúde, que promovam a inovação e o desenvolvimento das farmácias.
O júri, presidido por Diogo de Lucena, apurou um total de cinco finalistas.
Na categoria de Inovação em Farmácia, a Farmácia Almiro, em Tondela, propõe optimizar a preparação individualizada da medicação, com foco no utente, através do sistema PIMGest.
O projecto MedLis – Medicamentos que falam, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, promete pôr os medicamentos a “falar” com as pessoas, garantindo a eficaz adesão à terapêutica.
Na categoria de Comunicação Social, a reportagem "No Vale do Dão os remédios caem do céu", do jornalista Ricardo Rodrigues, publicada no Diário de Notícias, destaca a entrega de medicamentos através de drone autónomo em Lajeosa do Dão.
A jornalista Paula Rebelo apresenta o papel da tecnologia farmacêutica na promoção da Saúde Pública, na peça televisiva “Farmácias inovam para além da simples venda dos medicamentos”, emitida na RTP.
A reportagem “Farmácia 2030”, de Paulo Bastos, emitida na TVI24, dá palco aos principais desafios da tecnologia na área da Saúde.