O projecto “Rede das Farmácias Amigas do Viajante” é o vencedor da edição de 2017 do Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia, no valor de 20 mil euros. O anúncio foi feito no dia 12 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa. A cerimónia contou com as presenças do presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Paulo Cleto Duarte, do presidente do júri, Diogo de Lucena, professor da Universidade Nova, e do vice-presidente do Infarmed, Rui Ivo.
Aproveitando a rede de farmácias comunitárias e o conhecimento especializado do farmacêutico, o projecto pretende apoiar o viajante na prevenção da doença antes, durante e após a viagem, através de aconselhamento adequado, fácil e ágil, com recurso a um portal de Internet e uma aplicação móvel. O portal permite a interacção com o sistema a farmacêuticos e médicos aderentes, enquanto a app é utilizada pelos viajantes com informação sobre medicação, riscos e cuidados a ter no destino. Foram estes objectivos que levaram o júri a premiar o projecto de João Luís Batista, médico, presidente do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira e parceiro da Universidade da Beira Interior.
Nuno Pombo, parceiro do projecto, aceitou o prémio em representação de João Luís Batista: “Neste momento ocorrem-me três palavras: reconhecimento, motivação e responsabilidade. Com o Prémio João Cordeiro e com o apoio da Associação Nacional das Farmácias, vamos levar o projecto, com muita motivação e energia, a todas as farmácias portuguesas e, quem sabe, além-fronteiras”, assegurou.
Na cerimónia, o presidente da ANF referiu que o Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácias “surge pelo nosso compromisso com a inovação, de percorrer os caminhos antes de eles existirem”. De acordo com Paulo Cleto Duarte, esta é uma iniciativa importante para o sector das farmácias porque permite “promover a união entre quem está de fora e vê oportunidades que nós que estamos cá dentro ainda não conseguimos visualizar, e nos desafiam, levando-nos a um patamar diferente de resolução de problemas concretos de saúde, mas também de conveniência e proximidade com os portugueses”.
O Prémio João Cordeiro é uma iniciativa única em Portugal. Promovida pela Associação Nacional das Farmácias, dirige-se a todas as boas ideias e vontade de as implementar e não apenas a farmacêuticos. O facto de premiar projectos a concretizar e não realizações passadas contribui igualmente para a sua singularidade.