A pele é o maior órgão do corpo e é muito mais do que uma camada protetora contra agressões externas. Assegura a regulação da temperatura corporal, tem uma função de barreira e terminações nervosas que permitem sentir o toque, entre outras funções importantes que desempenha.
A autoestima e o bem-estar são muito influenciados pela saúde da pele. Alterações no aspeto ou no funcionamento têm consequências na saúde física e até na mental, com impacto negativo na vida social e na qualidade de vida em geral.
Estes problemas ou doenças de pele podem ter várias causas, como fatores ambientais, hábitos de vida e mesmo uma pré disposição genética. Para além disso, podem resultar de efeitos de outras doenças.
São episódios que podem ser passageiros, de carácter agudo, ou podem ser situações mais permanentes.
Os cuidados regulares e adequados da pele são fundamentais para prevenir, atrasar ou atenuar muitos dos problemas dermatológicos. Para além disso, e quando presente uma doença da pele, deve receber o tratamento mais adequado. Em qualquer dos casos, o aconselhamento por profissionais especializados é o caminho certo.
As farmácias, pela sua proximidade às pessoas e pela capacitação técnica das suas equipas, são locais de excelência para obter aconselhamento sobre cuidados a ter, identificar situações que necessitem de avaliação médica e receber apoio na gestão de problemas de pele.
Muitas farmácias disponibilizam o Serviço de Dermofarmácia, realizado por um farmacêutico especializado e que inclui:
- Uma avaliação do tipo e estado da pele e do cabelo;
- Aconselhamento personalizado de produtos de dermofarmácia e outros cuidados;
- Acompanhamento de pessoas com doença crónica de pele, apoiando na gestão do tratamento para maximizar os resultados terapêuticos;
- Encaminhamento de situações que exigem avaliação médica.