A varicela é causada por um vírus que afecta, maioritariamente, crianças até aos 12 anos. Embora benigna e auto-limitada, pode causar algum desconforto aos mais pequenos e aos pais que tanto dizem «não coces».
A manifestação característica são pequenas manchas avermelhadas na pele, que surgem sobretudo no tronco e no couro cabeludo, mas que podem também aparecer no rosto, no interior da boca e nos órgãos genitais, podendo espalhar-se por todo o corpo.
Estas manchas evoluem para bolhas, cheias de líquido, que secam progressivamente, até formarem uma crosta. Enquanto umas bolhas secam, outras nascem, num ciclo que pode durar uma a duas semanas, até que as crostas vão caindo, em geral sem deixar marcas. As bolhas causam muito prurido (comichão) e uma vontade irresistível de coçar.
O que fazer?
Regra geral, a varicela passa por si só, no entanto podem ser adoptados alguns cuidados:
- Opte por banhos com água morna para reduzir a comichão, podendo adicionar à água produtos calmantes contendo aveia, por exemplo.
- Poderá aplicar uma loção calmante (por exemplo, à base de calamina) nas erupções, para aliviar a comichão.
- Corte as unhas rentes, para limitar o risco de infecção quando a criança se coça.
- Aposte em roupas de algodão, confortáveis e largas.
Perante suspeita de infecção numa criança, deve procurar um médico para que seja feito um diagnóstico e receitados medicamentos, se necessário. Podem ser recomendados medicamentos:
- Para baixar a febre. Atenção: a aspirina e derivados não devem ser usados por crianças com menos de 12 anos.
- Antivirais, nos casos mais exuberantes.
Fique ainda a saber que a varicela pode ser evitada! A vacina está disponível no nosso país. Não faz parte do Programa Nacional de Vacinação, mas pode ser adquirida através de receita médica. Consulte o seu médico para saber se esta é uma opção adequada para o seu filho.