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29 julho 2021
Texto de Alexandra Matos (farmacêutica) Texto de Alexandra Matos (farmacêutica)

Alimentar o cabelo

​​Conselhos e suplementos para um cabelo saudável.​

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O cabelo e a forma como o tratamos reflectem muito da nossa personalidade. O seu aspecto, mais ou menos saudável, tem um forte impacto na nossa auto-estima. Para ter um cabelo de sonho é muito importante ter em conta:

  • A escolha do champô, do condicionador e dos produtos de finalização do penteado deve ser criteriosa. Devemos optar por produtos adequados a cada tipo de cabelo e couro cabeludo. Aplicar a quantidade certa e de forma correcta é igualmente importante.
  • Evitar a exposição frequente a técnicas como coloração/descoloração, alisamento e brushing, que contribuem para o enfraquecimento da fibra capilar.
  • Nesta época do ano devemos ter cuidados acrescidos. Na farmácia encontra produtos que protegem da acção nociva do sol, sal do mar e cloro das piscinas.
  • A nutrição do cabelo é fundamental. Existem vários suplementos disponíveis cuja função é travar a queda e tornar o cabelo mais resistente e luminoso. Estes suplementos também fortalecem as unhas e têm um efeito benéfico na pele.
Os suplementos mais adequados contêm normalmente:
  • Vitamina A: antioxidante, responsável pelo desenvolvimento e a manutenção da estrutura da pele e do cabelo.
  • Vitamina B1: combate o stress, prevenindo a queda.
  • Vitamina B7 (biotina): age na absorção da queratina, reforçando a fibra capilar.
  • Vitamina B12: actua no processo de divisão celular, o que ajuda a renovar e fortalecer o cabelo.
  • Vitamina C: antioxidante que aumenta a absorção do ferro.
  • Vitamina D: recupera a estrutura da fibra capilar e previne a queda.
  • Vitamina E: previne o envelhecimento do couro cabeludo e dos cabelos.
  • Ferro: responsável pelo equilíbrio do couro cabeludo e crescimento dos cabelos.
  • Zinco: contribui para o processo do crescimento e fortalecimento dos cabelos.
  • Selénio: antioxidante, fortalece o cabelo e previne o seu envelhecimento.
  • Ómegas-3 e 6: melhoram a hidratação da pele e do couro cabeludo, prevenindo a queda.
Para encontrar o produto mais indicado para si, informe-se com o seu farmacêutico. É importante o acompanhamento de um profissional, pois algumas destas substâncias podem ser tóxicas se usadas durante muito tempo ou em doses excessivas.

Algumas farmácias têm disponíveis consultas de nutrição capilar.

Neste Verão, trate de si. Mime o seu cabelo!
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