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4 janeiro 2019
Texto de Rita Antunes (psicóloga clínica e educacional) Texto de Rita Antunes (psicóloga clínica e educacional)

A família vai à escola

​​​​​Tarefas domésticas são óptimos trabalhos de casa.

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O dia-a-dia oferece às famílias infinitas oportunidades para apoiar as crianças nos estudos. Porque não atribuir um papel lúdico às tarefas rotineiras? Alternativas dinâmicas e divertidas facilitam muito a aprendizagem. Deixamos algumas ideias para melhorar a motivação para o estudo e o desempenho escolar dos meninos e meninas do 1º ciclo: 

  • Uma ida ao supermercado pode ajudar os mais pequenos com operações matemáticas e/ou com conceitos relacionados com a leitura e a escrita: «Se eu tiver 1 euro para pagar uma conta de 80 cêntimos, quanto receberei de troco?» ou «Por que letra começa a palavra laranja? E maçã? Que outras palavras se podem formar com essas mesmas letras?” 

  • Para estimular as competências linguísticas e a consciência fonológica: «Diz-me três palavras começadas pela sílaba ca.» Ou numa viagem de carro: «Procura uma matrícula com a letra «B». Quanto ao reforço da aprendizagem da Matemática, construa um baralho de cartas com a tabuada. Uma carta para cada tabuada, uma cor diferente para cada tabuada e a mesma cor para tabuadas com os mesmos resultados (3x2=6 e 2x3=6). 

  • As estações do ano podem ser associadas a jogos de imagens e a cantilenas que ajudem na memorização das sequências e na interiorização do tempo e do espaço.

  • Vamos descobrir o corpo humano. O próprio corpo, o uso de vídeos ou imagens pode servir para o estudo dos sistemas ou dos animais: «Sabes onde fica o teu coração? Podes mostrar-me?».

Também os meninos e as meninas do 2.º ciclo podem utilizar métodos e hábitos de estudo alternativos que estimulem a auto-estima e o autoconceito através de jogos e actividades lúdicas:

  • A utilização de jogos como o Stop ou o Jogo da Forca pode ser adaptada a várias áreas, como as Ciências ou a História de Portugal. O nome de um rei ou, de uma personagem histórica, vestuário utilizado, produtos da época, rotas comerciais, datas importantes.

  • As canções para o ensino das línguas estrangeiras podem ser adaptadas a diferentes idades, passando da melodia à letra. Isto pode ser feito através do preenchimento de espaços em branco ou da tradução do português para a língua pretendida e vice-versa.

  • Visitas a museus interactivos e teatros infantis são também muito apreciadas, sendo os diferentes conceitos mais facilmente interiorizados. Uma hipótese é ir ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Aí podem compreender, de forma simples, as noções de peso, gravidade, ilusão de óptica.

  • Pode ainda convidar as crianças a escolher um livro e promover um momento de leitura em casa, para os pais e os avós. No final terão de repetir a frase que sentiram como mais significativa do excerto lido.

  • Para um reforço ao estudo, não esqueça os resumos. Podem ser feitos com recurso a várias cores, tipos de letras e sublinhados, de acordo com a importância da informação. Pode-se recorrer às tecnologias de informação e comunicação, através de vídeos, apresentações, mapas conceptuais que permitem uma relação entre conceitos mais facilmente compreensível. Para além de mais divertido, facilitam a memória visual e a integração de conhecimentos.

É importante não esquecer que as crianças necessitam de estímulos para a autonomia e a motivação. Só assim os feitos se transformam em algo mais saboroso: aprendizagens para a vida.
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