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5 outubro 2018
Texto de Rita Antunes (Psicóloga clínica e educacional) Texto de Rita Antunes (Psicóloga clínica e educacional)

240 oportunidades

​Organização é chave.

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Com o novo ano lectivo, regressam os desafios de gestão de tempo. Como reorganizar horários, actividades escolares, tempos de estudo e lazer? Por esta altura as horas de sono já são as adequadas, e são fundamentais para uma melhor gestão de emoções e comportamentos de crianças e jovens.

Estabelecer um horário semanal dedicado ao estudo vai ajudar a rentabilizar o tempo, com maior reforço nas fases de avaliação. Não menos importante é envolver a criança e o jovem na criação de um espaço dedicado ao estudo. Deve ser um local bem iluminado, longe de zonas de passagem, sem outros estímulos que distraiam. Na organização diária mantenha disponível apenas o material necessário à disciplina em que está a trabalhar.

A motivação para as aprendizagens formais é outro grande desafio. Mas, como ‘as coisas sérias também podem ser divertidas’, que tal criar apresentações animadas ou fazer um role play (por exemplo, o filho dar uma aula ao pai) sobre a matéria? Ou consolidar instruções e conteúdos, registrando a matéria num gravador? Deve evitar usar telemóveis ou outros gadgets porque distraem os seus filhos dos conteúdos em estudo. Maior dinamismo e criatividade nas horas de estudo reforçam os níveis de motivação. Momentos de aprendizagem agradáveis contribuem para que a criança se sinta cada vez mais capaz e confiante na consolidação dos conhecimentos. Estas estratégias são tão ou mais importantes em contexto académico, como em termos pessoais e sociais.

A prática desportiva ou outra actividade, como a música, potenciam o bem-estar geral e minimizam o impacto do stress, para além de estimularem outras competências, como a capacidade de cooperação,  o cumprimento de regras e a capacidade de memória auditiva.

Igualmente escassos mas fundamentais são os Tempos Livres. Memorize e, se necessário, repita diariamente: "um tempo livre por dia, nem sabe o bem que lhe fazia"! Uma máxima válida para miúdos e graúdos.

Por fim, salienta-se a importância de uma estreita comunicação casa-escola-casa para melhor ajustar as estratégias gerais a cada situação ou vivência em particular.

Os 240 dias do ano escolar são 240 novas oportunidades para fazermos diferente. Para fazermos melhor.​
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