Da Pharmácia de outros tempos à Farmácia dos dias de hoje vai um universo de distância. Antes local dedicado em exclusivo à dispensa de medicamentos, a Farmácia galgou as margens da sua atividade original para passar a disponibilizar um leque alargado de respostas às necessidades de saúde das pessoas.
E agora? Que caminho deve seguir o setor? Qual o modelo de farmácia adequado às exigências dos tempos atuais? E que passos devem ser dados para lá chegar? Foi para dar resposta a estas questões que nasceu o Livro Branco das Farmácias Portuguesas, um documento criado a partir de mais de 2.000 contributos de farmácias, colaboradores da ANF e outros stakeholders do ecossistema da Saúde, e que pretende nortear o desenvolvimento da rede de farmácias.
Apresentado publicamente na Assembleia da República, em novembro de 2023, o Livro Branco das Farmácias Portuguesas é um mapa da transformação a que o setor das farmácias se propõe. Assente em mais de uma centena de propostas concretas de ação, o documento serve de ponto de partida à mudança das farmácias em Portugal.