Levar a vacina da gripe é essencial para evitar a propagação do vírus, que muda todos os anos, explicou o farmacêutico Pedro Ferreira n’"O Programa da Cristina". Mas não só: A gripe não é uma doença benigna. Pode trazer complicações secundárias como a pneumonia, doença letal, sobretudo entre os mais velhos.
Pessoas com doenças crónicas, imunodeprimidas, profissionais de saúde, grávidas pessoas e com mais de 65 anos devem vacinar-se todos os anos, a partir de Outubro.
O farmacêutico aproveitou para esclarecer que sintomas suaves a seguir à toma da vacina são absolutamente normais. «Estamos a construir as defesas que a vacina nos deu».
A toma na farmácia evita tempos de espera. As farmácias que a administram estão habilitadas a fazê-lo. A vacina está disponível a partir de 15 de Outubro.
De acordo com inquéritos anuais estima-se que, em 2018, mais de 75% das mortes relacionadas com doenças respiratórias associadas ao vírus Influenza sejam de pessoas com 65 ou mais anos. Em Portugal, a taxa de cobertura vacinal da população idosa ainda está distante dos objetivos desejados.