A Ordem dos Farmacêuticos (OF) entregou a sua Medalha de Honra à VALORMED, entidade gestora de resíduos de embalagens e medicamentos, pelo trabalho desenvolvido na defesa do ambiente e da Saúde Pública.
Entregue no Dia do Farmacêutico, que é comemorado a 26 de Setembro, o galardão distingue a VALORMED no ano em que assinala o 20.º aniversário de actividade. "Há 20 anos que soubemos organizar-nos para, de forma sustentável, responder ao desafio de tratar os resíduos de medicamentos. Quando ainda não era moda falar de ambiente, nós já tínhamos assumido o problema, encontrando soluções”, congratulou-se a bastonária dos farmacêuticos, Ana Paula Martins.
A medalha foi entregue ao director-geral da empresa, Luís Figueiredo, que agradeceu o contributo dos farmacêuticos portugueses ao longo das últimas duas décadas. Estima-se que tenham sido recolhidas mais de 13 mil toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos, que os cidadãos entregaram nas farmácias.
Foi também homenageado na sessão comemorativa do Dia do Farmacêutico 2019 o farmacêutico José Júlio Fernandes, primeiro presidente da Delegação Regional da Madeira da OF.