Para reforçar o sistema imunitário, a alimentação deve ser variada e equilibrada, e incluir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, tangerina, toranja, morangos, kiwi e vegetais como pimentos ou repolho.
As proteínas são igualmente importantes e obtêm-se em alimentos como peixe, carne magra, aves, ovos, feijão, grão, lentilhas, favas, ervilhas, soja, frutos secos (sem sal) e sementes.
A-Z
• Alimentos ricos em vitamina A, como fígado, lacticínios, gema do ovo, manga e vegetais de folha verde, ajudam a regular o sistema imunitário e protegem contra as infecções, mantendo a pele e os tecidos da boca, estômago, intestinos e vias respiratórias saudáveis.
• A vitamina E funciona como antioxidante, neutralizando os radicais livres e melhorando a função imunológica. Os óleos vegetais são das fontes mais importantes de aporte de vitamina E. Em menor quantidade, encontra-se em alimentos de origem animal.
• Há nutrientes cuja deficiência aumenta o risco de infecção, como o selénio, presente em cereais, ovos, leguminosas e oleaginosas, e o zinco, cujas principais fontes alimentares são a carne, o peixe, o fígado, os cereais e os legumes. Este mineral promove o adequado funcionamento do sistema imunológico e facilita a cicatrização de feridas.
• As bactérias ácido-lácteas presentes nos laticínios fermentados, como iogurtes, agem sobre a flora intestinal, melhorando o equilíbrio da mesma.
• Os líquidos têm um papel essencial, sobretudo em situações de febre. Permitem evitar a desidratação e a secura das mucosas, além de ajudarem a eliminar as toxinas do organismo. Para além da água, podem ser ingeridas infusões de plantas e sopas.
Este Inverno cuide de si, siga as indicações da Roda dos Alimentos, tenha uma alimentação completa, variada e equilibrada.