Sob o lema “A Saúde a que tem direito”, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO lançou esta segunda-feira, dia 11, uma campanha com o objectivo de esclarecer dúvidas e promover a participação com conhecimento no sector da saúde.
«Enquanto consumidores, os utentes têm direito à informação e a cuidados de saúde seguros e de qualidade», explica Paulo Fonseca, coordenador do Departamento Jurídico e Económico da DECO, acrescentando que, muitas vezes, a falta de literacia em saúde faz com que os utentes não reclamem. «É necessário mobilizá-los para os seus direitos e para a sua participação activa», justifica Paulo Fonseca.
A iniciativa, em parceria com a ANF e a Associação Nacional das USF, inclui um
site, onde são desenvolvidos vários temas como os serviços do SNS, Unidades de Saúde Familiar, Hospitais, Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e os direitos de quem recorre a esses serviços.
É possível aceder ao esclarecimento das questões mais frequentes sobre os diferentes assuntos e ainda assistir a um conjunto de vídeos explicativos dos direitos do utente. A DECO produziu, também, uma série de folhetos informativos.
«A campanha é dirigida a todos os cidadãos, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, com menos acesso à informação ou com mais dificuldade na compreensão destes temas», explica o responsável da associação.
No ano passado, a DECO recebeu cerca de 2.500 queixas relativas ao sector da saúde, sendo a sua maioria relacionada com o tempo de espera na urgência, o atendimento nos estabelecimentos de saúde e a qualidade do serviço prestado. «Importa, no entanto, ter em consideração que 60% das queixas que recebemos dizem respeito ao sector privado», enfatiza Paulo Fonseca.
Para saber mais sobre os seus direitos na saúde, consulte
AQUI.