Os primeiros anos de vida são ideais para transmitir bons hábitos, também no que toca à alimentação. É nesta altura que os mais pequenos moldam as preferências alimentares para o resto da vida, com reflexo na saúde actual e futura. A adopção de uma alimentação saudável na infância é essencial para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças, e ajuda, ainda, a prevenir algumas doenças, como a obesidade e a diabetes.
A dieta mediterrânica é o modelo de alimentação mais completo, equilibrado e variado, e uma referência a nível mundial. Assegure-se que os seus filhos têm uma alimentação saudável. Incentive-os a seguirem algumas regras de ouro, como:
- Comer muita fruta e hortícolas. A sopa é um prato fundamental nas principais refeições, pois é rica em água, vitaminas e minerais.
- Dar preferência a alimentos frescos e da época.
- Consumir leite e derivados (iogurte e queijo) todos os dias, mas com moderação. Deve optar por produtos com menos açúcar (por exemplo, iogurtes sem adição de açúcar ou pedaços de fruta).
- Seguir os princípios da nova Roda dos Alimentos. Com a ajuda das cores, explique-lhes os sete grupos de alimentos, e garanta refeições variadas e equilibradas: comer alimentos de todos os grupos, imitando as proporções que a Roda dos Alimentos representa.
- Comer mais peixe e carnes brancas (de aves), e menos vezes carnes vermelhas e gorduras animais.
- Fazer cinco a seis refeições diárias com intervalos regulares.
- Aproveitar os tempos livres para cozinhar refeições saudáveis com as crianças (de preferência grelhados, salteados, cozidos, assados ou estufados). Faça das refeições momentos únicos em família.
Importa, ainda, ter em conta o que deve ser evitado na alimentação dos seus filhos:
- Sal em excesso (use ervas aromáticas, em alternativa).
- Bebidas açucaradas (refrigerantes, néctares, sumos de fruta).
- Produtos açucarados e com muita gordura (doces, bolos, rebuçados e gomas, batatas fritas, pizas) e também produtos processados e pré-cozinhados. Opte por cozinhar em casa.