Se vive nos concelhos de Lagoa, Lisboa, Odivelas, Oeiras, na Região Autónoma dos Açores ou na Região Autónoma da Madeira, já pode, de forma gratuita, saber a sua condição de saúde relativamente à COVID-19. Para tal, basta dirigir-se a uma das farmácias aderentes aos protocolos assinados com as autoridades municipais ou regionais para a realização de testes rápidos de antigénio (TRAg).
Cada pessoa residente numa destas áreas é convidada a fazer, sem custos e mediante agendamento na farmácia à sua escolha, dois testes por mês, um a cada 14 dias, e ficar a saber, passados 15 a 30 minutos, se está ou não infectada pelo SARS-CoV-2.
As farmácias integram, desde Dezembro do ano passado, a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, prestando, em todo o território português, o serviço de rastreio rápido aos utentes. São cada vez mais os municípios que têm estabelecido parcerias com a rede de farmácias para a testagem massiva da população, sendo expectável que iniciativas do mesmo género se venham a estender, em breve, a outras regiões do país.