O ministro da Saúde, o bispo de Setúbal e o presidente da Associação Dignitude inauguraram, nesta quinta-feira, o recreio da creche de Sta. Teresinha, do Centro Social e Paroquial de Corroios, renovado por 27 voluntários do Programa Abem. A inauguração aconteceu no Dia Abem, que celebra o primeiro aniversário deste projecto, cujo objectivo é permitir o acesso aos medicamentos às pessoas carenciadas.
«O Estado não pode demitir-se daquilo que são as suas responsabilidades de serviço público, mas não há Estado no mundo que consiga fazer tudo sozinho. A solidariedade social é um mosaico e esta Associação é uma peça fundamental para minorar as carências da nossa sociedade», disse Adalberto Campos Fernandes, durante a cerimónia, sublinhando que é do carácter português «não conseguir viver bem com o sofrimento alheio».
Uma «peça» que já apoia 920 famílias em seis distritos do país (Porto, Viseu, Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal), abrangendo 2.113 beneficiários, dos quais 25% são crianças e jovens até aos 17 anos. Números que vão aumentar até ao final do ano.
«Queremos que, no fim de 2017, o Programa esteja presente em todos os distritos do país e regiões autónomas, abrangendo 5.000 beneficiários», assinalou o presidente da Associação Dignitude, Paulo Cleto Duarte, revelando metas ainda mais ambiciosas para o futuro: «Queremos chegar a 25 mil beneficiários em 2018 e duplicar esse valor para 50 mil em 2019».
Palavras que mereceram o aplauso de uma plateia, feliz com o resultado da obra no Centro Social e Paroquial de Corroios. O Dia Abem contou ainda com iniciativas de cariz social em Setúbal, na Charneca da Caparica, em Viseu, no Porto, em Aldoar e em Rio de Mouro.